"Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar."
Caius Julius Caesar

26 novembro, 2009

Ámen

Atenção: Este Post não fala sobre o Sporting, a quem dispensar a sua leitura, os meus cumprimentos e compreensão.

O Daily Telegraph, referencía hoje mais um relatório sobre 4 arcebispos que encobriram (com grande sucesso por sinal) abusos sexuais a menores, levados a cabo (ou à consumação como diria o prof Jorge Duarte Pinheiro) por alguns sacerdotes da igreja católica irlandesa.
Surge agora a questão, será este assunto que mereça comentário? Realmente não, mas ainda assim apraz-me tecer duas ou três considerações.
Consideração primeira: Ainda nós achávamos que os meninos do IRA eram o pior que a igreja católica "Dublin Style" tinha para oferecer.
Consideração segunda: Não será esta a melhor imagem daquilo que representa a igreja católica em pleno sec XXI? Um grupo de indivíduos, que habitam num mundo distante, diferente dos restantes indivíduos a quem os primeiros chamam rebanho, e que de vez em quando surgem em público ora para criticar a aprovação de uma lei, ora para incentivar a disseminação de uma doença, ora para molestar criancinhas?
No entanto,este maravilhoso conto clerical não fica por aqui, visto que na mente dos homens racionais tudo acontece por um mobile que justifique o comportamento.Qual foi então o nobre motivo destes simpáticos arcebispos para não comunicarem á polícia que se perpetuavam abusos a menores por parte de sacerdotes no seio da santa igreja católica? Óbvio, proteger o bom nome da Igreja.
Assim, e em resumo, se um membro de uma instituição pratica um crime, todos devem com ele praticá-lo, com vista a deixar intacta a dignidade da santa sé (soa a mandamento?).
Será que, tal principio será extensível ao Vaticano?
-Se o papa for nazi, todos o devem ser...
Deus nos salve!

1 comentário:

  1. Há assuntos muito mais importantes que o futebol. O que levantas é sem dúvida um deles...

    ResponderEliminar