"Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar."
Caius Julius Caesar

13 dezembro, 2009

Sócrates e a oposição

Ouvia há pouco na TSF uma frase do nosso PM que me deixou confuso, para não dizer pior. Dizia ele num encontro da Federação da Área Urbana de Lisboa (do PS, claro está) qualquer coisa como – não me lembro das palavras certas – “A Assembleia da República não pode fazer aprovar tudo o que quer porque temos um mandato dos portugueses para governar” acrescentou “isso está errado”. Ai não pode? O Sr. José Sócrates já ouviu falar da separação de poderes? Dá ideia que a maioria absoluta o deixou muito mal habituado… Ele dirige o poder executivo, alguém lhe diga! É que o que aconteceu na legislatura passada devia ser uma excepção: o poder executivo e legislativo estarem nas mãos da mesma cabeça. Alguém diga àquele senhor que ele tem que governar o país de acordo com o que a AR lhe mandar, porque é ela que representa o querer do povo. Alguém lhe diga, também, que não se escude no “mandato claro” que o povo português lhe atribuiu. Primeiro porque só foi mandatado por 2 milhões de eleitores (acho que vamos nos 8M), em segundo porque se mandato houver é de poder executivo. A competência legislativa do governo, que noutros países é muito mais restrita, só serve para facilitar o exercício da sua verdadeira competência que é a executiva.

O que me preocupa, no fundo, é o desplante do disparate. O à vontade com que se dizem estas coisas: “isso está errado”, como se estivesse a falar um grande professor de ética política. Preocupa-me também que este senhor, que é nosso governante, esteja mesmo convencido disso, de que tinha direito a que a AR fosse mais na vontadinha dele.

Enfim, agora só daqui a 4 anos podemos por as coisas no sítio, esperemos. Entretanto a notícia vem na TSF, aqui, e no Público, acoli, omitindo aquela escabrosa frase do nosso PM.

1 comentário:

  1. Nosso PM... o catano! que eu não voto em animais que andam com as dianteiras levantadas...Ok?

    cada bvez mais o gajo que foi às fuças do Berlusconi ... me inspira mais...

    ResponderEliminar