"Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar."
Caius Julius Caesar

01 dezembro, 2009

Tratado de Lisboa

No dia da restauração na nossa independência falo de um Tratado com o nome da nossa capital. Foi hoje, no Mosteiro dos Jerónimos, oficialmente assinado um tratado reformulador quem vem, inequivocamente, dar mais poder ao Parlamento Europeu.

Dando poder ao órgão representativo dos cidadãos dá-lhes de forma indirecta também mais poderes. É altura de perceber qual o rumo que esta Europa deve tomar. O caminho rumo à Federação parece ser o mais certo, pergunto-me se será o melhor...

2 comentários:

  1. A maior trampa articulada de todas as revisões que tiveram lugar no seio da UE.

    Atente na claúsula da subsidariedade!
    Atente ainda naquela outra ... a que dá liberdade a qualquer Estado membro para se desvincular...

    Harmonização? Onde? Soberania? Um alvo a abater em prol dos que na realidade detêm poder económico. Sócrates, esse pensa que por sorrir e distribuír apertos de mão, traçou o rumo certo para Portugal...

    ResponderEliminar
  2. Depois de Lisboa o caminho rumo à Federação é uma certeza. Mais ano menos ano, mais década menos década não tenho dúvidas que é para lá que caminhamos.

    Pergunto-me se será essa a vontade dos povos da Europa. Está na moda ser pela Europa. Os eurocépticos (expressão que só por si já me repugna) são vistos como retrógrados, velhos do restelo.

    Tenho noção das vantagens e desenvolvimento que a União nos proporciona. Mas nunca, jamais em momento algum deverá ser posta em causa a nossa indepência.

    Tenho demasiado orgulho em ter o sangue de Viriato, D. Afonso Henriques ou Luís de Camões para permitir que tal seja sequer uma hipótese.

    ResponderEliminar