"Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar."
Caius Julius Caesar

07 dezembro, 2009

Amen III

Caro José, lamento o tardar da minha resposta. Ora visto que o teu post de título Amen II, já deu novela (como diria o grandioso João César Monteiro), eu vou limitar-me a responder um pouco ao estilo stricto sensu ás tuas respostas. Não que fosse do meu interesse poder deleitar-me em abordagens a diversos temas já referidos e que a mim tanto me interessam, contudo para tal necessitaria de muito mais que um post e há limite no que toca a colocar números romanos em frente da palavra Amén.

1-Por outro lado, confesso nunca ter ouvido ninguém da Igreja a incentivar a disseminação de uma doença (também pode ficar para outras núpcias)

-Queres mesmo deixar para outras núpcias? Eu não deixaria porque me parece interessante fazer um interessante raciocínio lógico! Há 22.2 milhões de pessoas no continente africano infectadas com o HIV, na América Latina o número é de 2 milhões e na Europa os infectados ascendem aos 2.3 milhões, a forma mais eficaz de impedir a propagação deste vírus é o uso do preservativo. O Papa que dentro da minha escassa cultura eclesiástica julgo ser a mais alta figura da hierarquia afirma: "The traditional teaching of the church has proven to be the only failsafe way to prevent the spread of HIV/Aids." Ora, atentar contra a única solução comprovada para a não disseminação de uma doença não será um incentivo á total propagação da mesma?


2- nem tampouco fazer apologia do molestamento de crianças.

Eu não referi qualquer apologia do molestamento, referi apenas o molestamento em si....Mas olha não digas isso muitas vezes porque a ideia ainda pega...

3-Essa é uma leitura inadmissivelmente tendenciosa de alguém que comenta uma notícia e recorta a parte que lhe desfaz o comentário, salvo o devido respeito a quem o faz. Vale a pena recordar o que disse o actual arcebispo de Dublin (que nada tem que ver com o escândalo) na mesma notícia: current Archbishop of Dublin, Diarmuid Martin, apologised to the victims, describing their abuse as an "offence to God". He said: "I offer to each and every survivor my apology, my sorrow and my shame for what happened."

Permite-me a confidência, mas na minha selecção informativa ou recorte como preferires, não houve propriamente uma postura tendenciosa, mas sim eminentemente preguiçosa, visto que essa citação seria óptimo material para um post, porque alias eu pretendia fazer uma pequena compilação de todos os pedidos de desculpa da igreja católica. Faz lembrar aquelas criancinhas que fazem os disparates e depois pedem desculpa, nós até aos 5 anos ainda desculpamos, mas quando a criancinha já tem quase dois mil é mais dificil.
Por outro lado e a propósito de pedidos de desculpa: Caso venha a haver uma convenção de luta contra a sida em Copenhaga como é que eles envelhecerão o Ratzinger para o seu pedido de desculpa em 2020, pelo facto de os infectados em África ter atingido os 40 milhões?
Quando eu tiver a compilação pronta, eu volto a este tema!

4-Há ainda outra inverdade clamorosa quando se diz que os arcebispos não contaram nada à polícia: For their part, Gardai frequently ignored complaints from victims, effectively granting priests immunity from prosecution. The inquiry found that church authorities nurtured inappropriately close relations with senior police officers. (Gardai é a força policial irlandesa)

Inverdade clamorosa?: An inquiry into child abuse at Catholic institutions in Ireland has found church leaders knew that sexual abuse was "endemic" in boys' institutions.

Fica aqui o artigo completo, só transcrevo o subtitulo pois basta:

Deixo por fim o video musical (não o oficial porque a incorporação desse foi desactivada sabe deus porquê) que se debruça sobre o tema, porque fica sempre bem passar publicidade a boas bandas:

1 comentário:

  1. Antes de mais agradeço a resposta:
    Respondendo aos pontos:
    1.1 A Igreja não só não promove a disseminação da SIDA como é dos seus maiores combatentes: segundo dados da ONU, um terço das instituições que combatem a SIDA em África estão ligadas à Igreja Católica.
    1.2. O que a Igreja diz é que o preservativo não é o meio adequado ao combate à SIDA, que representa um problema muito mais vasto, além de que diz baseada na sua experiência (o tal terço de instituições...)
    1.3. A Igreja também diz que o uso do preservativo é sempre um mal menor comparado à possível transmissão do virús.

    3 - Pedir desculpa só é uma virtude que todos os homens deviam aprender. Se todos pedissem assim desculpa, assumissem os seus erros, de certeza que tínhamos um mundo muito mais pacífico e harmonioso

    4- Uma coisa não impede a outra: a polícia sabia e não fez saber à justiça porque se sentiu coagida, mas não deixou de saber. Se há que censurar os clérigos que praticaram tais coisas, as autoridades que sabiam e não contaram à justiça merecem redobrada censura.

    Já agora, alguém já leu a Crimen Sollicitationis e sabe a sua ratio?

    ResponderEliminar