"Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar."
Caius Julius Caesar

05 janeiro, 2010

Galandum

Presto homenagem a uma das melhores bandas de folclore (ou folk, porque ser moderno fica bem) nacionais e muito bem reputada a nível europeu. São os Galandum Galundaina que lançaram no passado Dezembro o seu terceiro disco: Senhor Galandum, que inclui temas como Fraile Cornudo, Coquelhada Marralheira, com a participação de Sérgio Godinho, e Senhor Galandum.

Os Galandum (como habitualmente são referidos) são arautos, por esse país e Europa fora, de uma cultura que sendo tão portuguesa nos está tão distante, especialmente daqueles provincianos da grande urbe, como dizia Pessoa, que menosprezam a cultura tradicional em nome de um cosmopolitismo deslumbrado e infantil. Proclamam com suas gaitas e frautas pastoris a extasiante cultura celta do planalto mirandês. Os Galandum cantam em Mirandês canções populares mirandesas, interpretadas com uma qualidade técnica irrepreensível e uma vigorante frescura musical.

Ainda que tardia, não podia deixar de ser feita esta referência. Acontece que só esta semana tomei conhecimento do lançamento – já há meses esperado – do disco.

Alguns novos temas podem ser escutados aqui.

Fica também a versão de Fraile Cornudo no DVD ao vivo, melhorada no novo álbum. Agora resta esperar que chegue à discoteca da FNAC.

Sem comentários:

Enviar um comentário